Introdução a problemas com frações
Objetivos
- Relacionar frações com medida
Flexibilização para deficiência intelectual
Amplie o objetivo para a percepção da prática social de mensurarmos os alimentos em quantidades que são pesadas ou quantificadas.
Flexibilização para deficiência intelectual
Amplie o objetivo para a percepção da prática social de mensurarmos os alimentos em quantidades que são pesadas ou quantificadas.
Conteúdo específico- Resolução de problemas que envolvam compor uma quantidade a partir de utilização de frações de uso social, como meio quilo, um quilo e meio, etc.
Anos
4º e 5º
4º e 5º
Tempo estimado 2 aulas
Desenvolvimento das atividades
Flexibilização para deficiência intelectual
Antecipe a atividade explorando o conceito de mensuração. Diga ao aluno que muitos alimentos são vendidos por peso e outros por quantidade. Peça que, de lição de casa, faça uma lista de produtos vendidos das duas maneiras. Durante as atividades, promova maior aproximação do conteúdo, enfatizando mais a nomenclatura da fração.
1ª aula Resolução do seguinte problema:
"Repartam 5 chocolates entre 3 crianças de tal maneira que não sobre nenhum e todas recebam quantidades iguais."
Flexibilização para deficiência intelectual
Essa proposta pode ser feita com maior aproximação sua para que o aluno compreenda a consigna e tenha mais facilidade de formular hipóteses.
- Peça que os grupos expliquem seus procedimentos.
As crianças podem se sair com argumentos do tipo: "1 são duas metades, então 1 mais um meio é o mesmo que três metades."
Flexibilização para deficiência intelectual
Antecipe a atividade explorando o conceito de mensuração. Diga ao aluno que muitos alimentos são vendidos por peso e outros por quantidade. Peça que, de lição de casa, faça uma lista de produtos vendidos das duas maneiras. Durante as atividades, promova maior aproximação do conteúdo, enfatizando mais a nomenclatura da fração.
1ª aula Resolução do seguinte problema:
"Repartam 5 chocolates entre 3 crianças de tal maneira que não sobre nenhum e todas recebam quantidades iguais."
Flexibilização para deficiência intelectual
Essa proposta pode ser feita com maior aproximação sua para que o aluno compreenda a consigna e tenha mais facilidade de formular hipóteses.
- Peça que os grupos expliquem seus procedimentos.
As crianças podem se sair com argumentos do tipo: "1 são duas metades, então 1 mais um meio é o mesmo que três metades."
Essa é uma maneira de trabalhar com os alunos a noção de equivalência antes de recorrer ao algoritmo para obter frações equivalentes (a multiplicação do numerador e do denominador por um mesmo número tem como resultado uma fração equivalente à que foi dada).
Para aprofundar esses conhecimentos, apresente o mesmo problema com outros números: dividir 8 chocolates entre 5 crianças. Essa tarefa servirá de ponto de partida para questões como: em que casos se obtém como resultado um número maior que 1? E menor que 1?
Assista a aplicação desta aula no vídeo "Introdução a problemas com frações"
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=jnHcF46RtBoAssista a aplicação desta aula no vídeo "Introdução a problemas com frações"
Flexibilização para deficiência intelectual
Proponha outros exemplos com divisões exatas para que perceba a problematização colocada.
2ª aula: Desenhe na lousa 4 pacotes de farinha de diferentes pesos:
Proponha dos seguintes problemas:
1. A mãe de Marina pediu que ela fosse ao mercado comprar 1 Kg de farinha. Chegando lá, a garota encontrou diferentes pacotes. Quantos e quais pacotes Marina comprou?
2. Se a mãe dela quisesse 2 ½ Kg (dois quilos e meio), quantos pacotes Marina levaria?
3. Quantos pacotes de ½ kilo são necessários para obter 1 kilo de farinha?
4. Proponham duas maneiras diferentes de comprar 2 kilos e meio de farinha?
Transforme as respostas dos alunos em linguagem matemática
Flexibilização para deficiência intelectual
Use o desenho como registro prévio antes da linguagem matemática.
Avaliação
Observe se os alunos conseguiram utilizar todos os pacotes, incluindo o de ¼ kg. Caso não tenham usado todos, proponha novas atividades com situações cotidianas em que utilizem esta medida e, em seguida, represente essa constatação em linguagem matemática.
Assista a aplicação desta aula no vídeo "Composição de quantidades com frações"
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=quLUFXJUf1o
Fonte: Estudiar matemática - Broitman, Kuperman, Escobar, Sancha y Ponce - Editorial Santillana
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