terça-feira, 24 de setembro de 2013

Revisão de texto com foco na pontuação

Revisão de texto com foco na pontuação


Objetivos-  Construir um comportamento revisor em relação a seu próprio texto e ao dos outros;
-  Perceber que a pontuação é um recurso utilizado pelo autor para orientar o entendimento do leitor;
-  Constatar que, na maioria das vezes, há mais de uma possibilidade de pontuação;
-  Desenvolver a capacidade de argumentação;
-  Desenvolver a atitude de colaboração.
Flexibilização para deficiência intelectual Reconhecer tipos de pontuação
Material necessário 
- Lousa e giz (ou papel Kraft e pincel atômico; ou retroprojetor, transparência e caneta hidrográfica)
- Papel e lápis
2ª etapa Desenvolvimento da atividade 
1ª etapaApresente um texto curto sem nenhuma marcação gráfica (como ponto final, letras maiúsculas e travessão). Piadas são interessantes
desde que os alunos tenham tido contato com esse tipo de texto. Peça aos alunos para que, em trios, marquem as unidades que facilitem a sua leitura com algum sinal. Solicite que reescrevam o texto, utilizando a pontuação que julgarem adequada.
Socialize as possibilidades apresentadas pelos trios. Discuta essa adequação, o significado e o entendimento dotexto pontuado de diferentes formas. Converse também sobre questões como identificação da pontuação, reconhecimento dos sinais gráficos em exemplo na lousa e valorize a contribuição de todos.
Avaliação Analise se os alunos utilizam em outros contextos de produção escrita os conhecimentos que construíram a respeito da pontuação.
Flexibilização para deficiência intelectual em fase inicial de alfabetização Com textos curtos ou frases, verifique a aprendizagem do estudante de acordo com o objetivo estabelecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário