segunda-feira, 21 de outubro de 2013

FORMAÇÃO 18/10 SEQUENCIA LINGUA PORTUGUESA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA / LÍNGUA PORTUGUESA
Dia 21/10
Professor, você vai precisar de:
·        Fotografias;
·        Propagandas;
·        Um texto narrativo curto;
·        Um ou mais contos de fadas (curtos).
Ø  Mostrar fotografias e pedir que os alunos identifiquem os elementos que elas apresentam, até os detalhes menores;
Ø  Apresentar propagandas e pedir que os alunos identifiquem os elementos que elas apresentam, até os detalhes menores;
Ø  Apresentar um trecho de um conto de fadas para leitura individual e propor questões de localização de informações explícitas, inclua, nessas perguntas, questões cujas respostas não estão no texto e aproveite para lembrar ao aluno que ele deve “prender-se” somente ao que está no texto;
Ex.: Na história da Chapeuzinho Vermelho, pergunte se ela volta para casa, se o texto não apresentar essa informação, o aluno não deve ter uma resposta para tal pergunta.
Aplicar questões de simulado D1
Dia 22/10
Professor, você vai precisar de:
·        Um texto com palavras que os alunos não conheçam.
Ø  Pedir que os alunos sublinhem no texto palavras que não conheçam e tentem descobrir o significado das palavras, de acordo com o contexto. Momento interessante para uma Gincana de descoberta das palavras;
Ø  Aplicar questões de simulados (D3).
Dia 23/10
Professor, você vai precisar de:
·        Textos de Gêneros Variados
Ø  Ler com os alunos um texto narrativo, fazendo inferências (leitura compartilhada);
Ø  Propor a leitura em dupla de um outro texto, respondendo perguntas sobre informações implícitas;
Ø  Aplicar questões de simulados (D4).
Ø  Lembre-se de mostrar ao aluno a diferença entre as questões em que o aluno deve ater-se ao que está escrito e as questões em que ele deve fazer inferências do que não está escrito.
Dia 24/10
Professor, você vai precisar de:
·        Textos curtos de Gêneros Variados (recomenda-se os textos presentes no livro didático).
Ø  Propor um momento bem agradável de diversas leituras e solicitar que os alunos identifiquem o tema de cada texto;
Ø  Lembre-se de trabalhar as diferenças entre tema, assunto e título, e que o tema é o que é desenvolvido ao longo do texto e não o que só é apresentado na introdução;
Ø  Aplicar questões de simulados (D6);
Dia 25/10
Professor, você vai precisar de:
Textos narrativos com e sem diálogo, textos escritos por autores de diferentes faixas etárias (pode ser, por exemplo uma definição de amor na visão de uma criança, outro na visão de um adolescente, outro de um idoso...)
Ø  Solicitar que os alunos dividam as falas nos textos e identifiquem quem está falando. É um momento interessante para uma atividade em grupo;
Ø  Aplicar questões de simulados (D11).
Dia 28/10
Professor, você vai precisar de:
·        Propagandas, quadrinhos e fotos diversas.
Ø  Propor questões de interpretação de propagandas, quadrinhos e fotos diversas;
Ø  Aplicar questões de simulados (D5).
Dia 29/10
Professor, você vai precisar de:
·        Recortes de textos, imagens e propagandas de revistas.
Ø  Trabalhar o termo finalidade;
Ø  Trabalhar a finalidade de cada Gênero estudado, mostrando que todo texto tem uma finalidade;
Ø  Propiciar um momento de leitura, distribuir diferentes textos de diversos gêneros entre os alunos para eles lerem e identificarem a finalidade do texto lido.
Dia 30/10 Aplicar questões de simulados, fazer as correções oralmente, discutindo com os alunos as possibilidades de respostas. Utilizar a eliminação, para dar a possibilidade de descarte.
Dia 31/10
Professor, você vai precisar de:
·        Diferentes gêneros que tratam de um mesmo tema.
Ø  Escolher um tema corriqueiro (ex. Amor) e distribuir textos de diversos gêneros sobre esse mesmo tema, mostrando aos alunos as diferenças e semelhanças de como esse tema é tratado nos textos.
Dia 01/11
Ø  Aplicar questões de simulados (D15)
Dia 04/11 Professor, você vai precisar de:
Ø  Textos curtos de diferentes Gêneros com cópias para os alunos (indico o uso do livro didático).
Ø  Selecionar pronomes, sinônimos e demais palavras que substituem outras para evitar a repetição dentro dos textos e pedir que os alunos identifiquem qual palavra está sendo substituída;
Ex.: Matam ou engordam?
Tem uma coisa que os adultos dizem que eu tenho certeza de que aborrece as crianças:
“Vá lavar as mãos antes de comer! Ela está cheia de micróbios. Não coma esse troço que caiu no chão! Lave logo o machucado, senão os micróbios tomam conta!” Daí a criança vai logo pensando: “Coisa chata essa de micróbio!” E eles vão ficando com essa fama de monstrinhos, sempre prontos a atacar em caso de desleixo.
Ø  Solicitar que os alunos selecionem e analisem repetições nos textos;
Ø  Aplicar questões de simulados (D2).
Dia 05/11
Professor, você vai precisar de:
Ø  Textos narrativos.
Ø  Revisar os elementos da narrativa com os alunos (personagem, espaço, tempo, narrador, clímax...).Equivale ao leque de perguntas sobre o texto (quem, como, onde, quando, por que aconteceu o fato);
Ø  Aplicar questões de simulados (D7).
Dia 06/11
Ø  Selecionar diferentes fatos em diversos textos e questionar por que aconteceu tal fato e qual a consequência disso. Momento interessante de levar a brincadeira verdade ou consequência para sala, adaptando à situação;
Ø  Aplicar questões de simulados (D8).
Dia 07/11
Ø  Selecionar conjunções e advérbios nos textos e perguntar que funções estão exercendo;
Ø  Aplicar questões de simulados (D12).
Dia 08/11
Ø  Revisar os descritores: D1, D3, D4, D6, D11, D5, D9, D15.
Dia 11/11
Professor, você precisará de:
·        Piadas, histórias em quadrinhos e demais Gêneros que apresentam humor.

Ø  Pedir que o aluno identifique e explique em que consiste o humor no texto. Aproveite para explicar que esse tipo de pergunta pode ser entendida como “Qual é a graça do texto”, aproveite também para mostrar ao aluno que mesmo que ele não “ache graça” no texto, existe humor e outros podem ‘achar graça”, então, mesmo assim ele deve saber identificar essa característica.
Ø  Aplicar questões de simulados (D13).
Dia 12/11
Ø  Aplicar questões de simulados (D14).
Dia 13/11
Professor, você precisará de:
·        Textos de Gêneros variados.
Ø  Em um momento de leituras, solicitar que os alunos identifiquem quem pode ter escrito (sem que olhe a autoria) o texto e para quem o texto seria escrito.
Ø  Aplicar questões de simulados (D14).
Dia 14/11
Ø  Revisar os descritores: D2, D7, D8, D12, D13, D14, D10.
Atenção: Propomos aqui o mínimo de atividades que devem ser desenvolvidas no período referido. Cabe ao professor, adequar o tempo de aula à quantidade de atividades, além da inclusão de outras atividades que ele julgar relevante.
Lembramos que uma grande dificuldade dos alunos quanto às questões de Língua Portuguesa é a quantidade de leitura. Portanto, é necessário que as aulas apresentem uma quantidade de leitura coerente com a quantidade da Prova Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário