terça-feira, 6 de agosto de 2013

ATIVIDADE AVALIATIVA

ATIVIDADE: Execução da Sequência Didática
Orientações: A sequência didática abaixo deverá ser executada em sala de aula com seus alunos, poderá ser organizada ao longo da semana e deve constar no caderno de planejamento do professor.
Data de entrega: 16 de Agosto
Avaliação: A realização e entrega da atividade no prazo determinado corresponderá a 15 horas de formação.

Sequência Didática para trabalhar o gênero Notícia
Após a aplicação da sequência na turma, faça um relatório sobre o desenvolvimento das atividades, anexando algumas produções dos alunos. Isto é notícia!
OBJETIVO GERAL
•    Familiarizar os alunos com o gênero notícia, promovendo uma seqüência de atividades focadas no ensino da leitura e da escrita que permitam a formação do aluno enquanto autor autônomo e proficiente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
•    Identificar o conhecimento dos alunos sobre o gênero notícia;
•    Discutir sobre as características dos jornais impressos e jornais;
•    Explorar cadernos e seções do jornal, identificando assuntos noticiados;
•    Captar os objetivos da situação de leitura (buscar informações, atualizar-se, conhecer o assunto, divertir-se);
•    Conhecer a estrutura composicional do gênero notícia;
•    Estabelecer relações entre o conteúdo da notícia e outros textos lidos;
•    Conhecer outros gêneros integrantes do jornal tais como: entrevista, piada, charge;
•    Compreender e posicionar-se criticamente diante das notícias lidas;
•    Produzir uma notícia, tendo como base acontecimentos importantes de sua comunidade.
•    Organizar um jornal, valorizando os textos   produzidos. 

I MOMENTO
•    Conversar com os alunos sobre o gênero a ser estudado, visando detectar seus conhecimentos prévios acerca do mesmo;
•    Discutir as características dos jornais impressos e telejornais;
•    Distribuir diferentes notícias para que os alunos, organizados em grupo, tenham o primeiro contato com o gênero;
•    Promover uma análise do texto estudado, buscando compreendê-lo;
•    Socializar as análises feitas, instigando os alunos a exporem oralmente sua compreensão sobre o texto do grupo para o restante da sala.

II MOMENTO
•     Formar grupos e distribuir jornais para que os alunos folheiem, explorem e leiam o material;
•     Pedir que resolvam às questões seguintes:
•     Para que lemos jornal?
•     Qual o nome do jornal lido?
•     Como os textos estão distribuídos?
•     Que informações aparecem nele?
•     O que mais lhes chamou a atenção no jornal?
•     Propor um debate a partir das questões propostas.
•     Selecionar uma notícia que instigue a curiosidade da turma e explorá-la nos seguintes aspectos:
                        Título;      
                        Nome do autor;      
                        Espaço do jornal em que foi publicado (seção, caderno);
                        Público a que se destina;     
                        Assunto abordado.
•      Socialização das conclusões da classe.



III MOMENTO
•       Formar trios e distribuir jornais;
•       Pedir que os alunos observem os aspectos da primeira página, destacando os seguintes pontos:
        Manchete;
        Título;
        Temas abordados;
         Imagens;
•       Ajudar os alunos a localizar a notícia principal e pedir que a leiam na íntegra,
•        Explorar fotos, diagramas, tabelas, gráficos, mapas e outros recursos de apoio à compreensão do fato informado;
•       Incentivar a turma a fazer comentários, opinar, argumentar sobre o texto lido.

IV MOMENTO
•       Formar duplas;
•       Distribuir cópias de uma notícia;
•       Explorar as características da notícia;
•       Pedir que identifiquem no lide as respostas às seguintes questões: quem?/ Fez o quê?/ A quem?/ Onde?/  Quando?/ Como?/Por quê?/ para quê?
•       Mostrar a função do restante dos parágrafos.
Pedir que os alunos confeccionem um cartaz enfatizando as principais características da notícia e dando exemplos.

VI MOMENTO
•      Explorar mais notícias levando os alunos a responderem os seguintes questionamentos:
•      A que público ela se destina?
•      Quando e onde ocorreu o fato noticiado?
•      As informações contidas são imparciais ou tendenciosas?
•      Explorar o uso da terceira pessoa como fator de distanciamento do fato e maior confiabilidade da notícia.
•       Instigar os alunos a concordar, discordar, criticar, assumir uma posição diante do fato, formando um debate sobre o assunto.
•       Propor aos alunos que façam o levantamento de dados e fatos da comunidade local que poderiam virar notícia para serem explorados na próxima oficina em que será proposta a produção textual

VII MOMENTO  
•      Propor a socialização dos dados e assuntos pesquisados na aula anterior.
•      Sugerir a produção de uma notícia a partir desses dados.
•      Informar aos alunos que os melhores textos serão publicados em um jornal a ser produzido pro eles.
•      Retomar as características da notícia.
•      Orientar as produções.

VIII MOMENTO
•      Levantamento das principais dificuldades encontradas.
•      Revisão dos textos produzidos nos aspectos:
1 - Estrutura textual: Organização espacial do texto; Parágrafos; Coerência e coesão.
2 - Problema de ordem sintática: Concordância nominal e verbal; Regência.
3 - Problemas de ordem morfológica: Adequação vocabular; Conjugação verbal;  Forma de plural e feminino;
4 - Problemas de ordem fonológica: Ortografia;  Acentuação;  Divisão silábica.
•       A revisão dos textos será feita por etapas, por isso será disponibilizado um tempo maior nesta oficina.
    Para facilitar a revisão e refacção dos textos serão criados códigos para orientar que aspectos do texto precisam ser melhorados.

LEMBRETE: As atividades aqui propostas não tem um fim em si mesmas, use sua criatividade para ampliá-las ou adequá-las a sua realidade.

Um comentário: