ATIVIDADE:
Execução da Sequência Didática
Orientações:
A sequência didática abaixo deverá ser executada em sala de aula com seus
alunos, poderá ser organizada ao longo da semana e deve constar no caderno de
planejamento do professor.
Data de
entrega: 16 de Agosto
Avaliação:
A realização e entrega da atividade no prazo determinado corresponderá a 15
horas de formação.
Sequência Didática para trabalhar
o gênero Notícia
Após a
aplicação da sequência na turma, faça um relatório sobre
o desenvolvimento das atividades, anexando algumas produções dos alunos. Isto é
notícia!
OBJETIVO GERAL
• Familiarizar os alunos com o gênero notícia, promovendo uma seqüência de
atividades focadas no ensino da leitura e da escrita que permitam a formação do
aluno enquanto autor autônomo e proficiente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Identificar o conhecimento dos alunos sobre o gênero notícia;
• Discutir sobre as características dos jornais impressos e jornais;
• Explorar cadernos e seções do jornal, identificando assuntos noticiados;
• Captar os objetivos da situação de leitura (buscar informações,
atualizar-se, conhecer o assunto, divertir-se);
• Conhecer a estrutura composicional do gênero notícia;
• Estabelecer relações entre o conteúdo da notícia e outros textos lidos;
• Conhecer outros gêneros integrantes do jornal tais como: entrevista,
piada, charge;
• Compreender e posicionar-se criticamente diante das notícias lidas;
• Produzir uma notícia, tendo como base acontecimentos importantes de sua
comunidade.
• Organizar um jornal, valorizando os textos produzidos.
I MOMENTO
• Conversar
com os alunos sobre o gênero a ser estudado, visando detectar seus
conhecimentos prévios acerca do mesmo;
• Discutir
as características dos jornais impressos e telejornais;
• Distribuir
diferentes notícias para que os alunos, organizados em grupo, tenham o primeiro
contato com o gênero;
• Promover
uma análise do texto estudado, buscando compreendê-lo;
• Socializar
as análises feitas, instigando os alunos a exporem oralmente sua compreensão
sobre o texto do grupo para o restante da sala.
II MOMENTO
• Formar
grupos e distribuir jornais para que os alunos folheiem, explorem e leiam o
material;
• Pedir
que resolvam às questões seguintes:
• Para
que lemos jornal?
• Qual
o nome do jornal lido?
• Como
os textos estão distribuídos?
• Que
informações aparecem nele?
• O
que mais lhes chamou a atenção no jornal?
• Propor
um debate a partir das questões propostas.
• Selecionar
uma notícia que instigue a curiosidade da turma e explorá-la nos seguintes
aspectos:
Título;
Nome do
autor;
Espaço do jornal em que
foi publicado (seção, caderno);
Público a que se
destina;
Assunto abordado.
• Socialização
das conclusões da classe.
III MOMENTO
• Formar
trios e distribuir jornais;
• Pedir
que os alunos observem os aspectos da primeira página, destacando os seguintes
pontos:
Manchete;
Título;
Temas abordados;
Imagens;
•
Ajudar os alunos a localizar a notícia principal e pedir que a leiam na
íntegra,
•
Explorar fotos, diagramas, tabelas, gráficos, mapas e outros recursos de apoio
à compreensão do fato informado;
•
Incentivar a turma a fazer comentários, opinar, argumentar
sobre o texto lido.
IV MOMENTO
• Formar
duplas;
• Distribuir
cópias de uma notícia;
•
Explorar as características da notícia;
• Pedir
que identifiquem no lide as respostas às seguintes questões: quem?/ Fez o quê?/
A quem?/ Onde?/ Quando?/ Como?/Por quê?/
para quê?
• Mostrar
a função do restante dos parágrafos.
Pedir que os alunos
confeccionem um cartaz enfatizando as principais características da notícia e
dando exemplos.
VI MOMENTO
• Explorar
mais notícias levando os alunos a responderem os seguintes questionamentos:
• A
que público ela se destina?
• Quando
e onde ocorreu o fato noticiado?
• As
informações contidas são imparciais ou tendenciosas?
• Explorar
o uso da terceira pessoa como fator de distanciamento do fato e maior
confiabilidade da notícia.
•
Instigar os alunos a concordar, discordar, criticar, assumir uma posição diante
do fato, formando um debate sobre o assunto.
• Propor
aos alunos que façam o levantamento de dados e fatos da comunidade local que
poderiam virar notícia para serem explorados na próxima oficina em que será
proposta a produção textual
VII MOMENTO
• Propor
a socialização dos dados e assuntos pesquisados na aula anterior.
• Sugerir
a produção de uma notícia a partir desses dados.
• Informar
aos alunos que os melhores textos serão publicados em um jornal a ser produzido
pro eles.
•
Retomar as características da notícia.
• Orientar
as produções.
VIII MOMENTO
• Levantamento das principais dificuldades
encontradas.
• Revisão dos textos produzidos nos aspectos:
1 - Estrutura textual: Organização espacial do
texto; Parágrafos; Coerência e coesão.
2 - Problema de ordem sintática: Concordância
nominal e verbal; Regência.
3 - Problemas de ordem morfológica: Adequação
vocabular; Conjugação verbal; Forma de
plural e feminino;
4 - Problemas de ordem fonológica: Ortografia; Acentuação;
Divisão silábica.
• A revisão dos textos será feita por etapas,
por isso será disponibilizado um tempo maior nesta oficina.
Para facilitar a revisão e
refacção dos textos serão criados códigos para orientar que aspectos do texto
precisam ser melhorados.
LEMBRETE: As atividades aqui propostas não tem um fim em si mesmas, use
sua criatividade para ampliá-las ou adequá-las a sua realidade.
Adorei as atividades!
ResponderExcluir