segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Encontro 16/08 SME

Neste encontro o Professor Charles aprofundou o desenvolvimento do trabalho no eixo NÚMEROS E OPERAÇÕES.


Atividades Complementares

Resolução de Problemas matemáticos

Os professores de matemática deparam constantemente em sala de aula com alunos que não conseguem retirar do enunciado dos problemas matemáticos dados para a sua resolução ou identificar o que o problema está questionando. Uma das causas dessa dificuldade, que pode ser chamada de dificuldade de interpretação, é a falsa idéia de que para estudar matemática não é preciso ler. 
A facilidade de interpretação está diretamente ligada à leitura. O aluno que possui um hábito regular de leitura terá uma facilidade maior em compreender um problema matemático. Não é fácil falar da importância da leitura no estudo da matemática para uma juventude que encontra tudo o que quer sentado no sofá diante da televisão. A resolução de um problema matemático segue alguns passos aplicados antes mesmo de efetuar os cálculos e são nesses passos que se encontram a dificuldade dos nossos alunos. Pois interpretar e entender um problema matemático faz parte da sua resolução. 
Para facilitar a compreensão e interpretação de um problema matemático, o professor pode estar atento aos seguintes passos: 
• Leitura integral do texto: 
No primeiro contato com o problema matemático o aluno deve voltar a atenção somente para a leitura. 
• Identificando os dados. 
A segunda leitura é mais detalhada, pois agora o aluno deverá identificar os dados mais importantes e a pergunta que o problema propõe. É nesse momento que é colocada em prática a interpretação, pois o aluno deverá entender o problema pra conseguir retirar dele os dados mais importantes. 
• Identificar as operações 
Depois de separar os dados e saber o que o problema está perguntando (saber o que deve calcular), será preciso que o aluno identifique como achar essa resposta, ou melhor, que operação utilizar na resolução desse problema matemático. Podendo ser uma ou mais operações.
Quando for mais de uma operação pode-se apresentá-las em forma de expressão numérica. 
• Efetuar as operações 
Agora é preciso colocar em prática as operações matemáticas encontradas. Ao resolver todas as operações necessárias o aluno chegará a uma resolução final. 
• Validação dos Resultados: 
Depois do resultado encontrado, é preciso verificar se ele está correto. O aluno deverá voltar ao problema matemático proposto e verificar se a solução encontrada satisfaz a situação problema. 
"Ao propor uma situação problema para os alunos é preciso estar atento à interdisciplinaridade, contextualização, ligação do conteúdo matemático com a realidade do aluno, essas são formas de tornar não só a interpretação de problemas matemáticos mais agradáveis, mas também colaborar com a educação matemática."

Um comentário:

  1. Gostei muito desse encontro. Consegui tirar algumas dúvidas de como ensinar para os alunos a fração e o nº decimal,por ex. Muito bom mesmo! Vocês estão de parabéns!! Professora Cíntia Canto da E.M.H.S.S.

    ResponderExcluir