Prova Brasil de Língua Portuguesa - 5º ano: coerência e coesão no processamento de texto
As questões exigem familiaridade com fábulas, notícias, contos etc. Nesse sentido, Beatriz Gouveia, coordenadora do programa Além das Letras, do Instituto Avisa Lá, e Kátia Brakling, professora do Instituto Superior de Educação Vera Cruz, ambos em São Paulo, que analisaram a prova, indicam como organizar atividades em sala de aula com textos diversos
Relacionar partes do texto (Descritor 2)
Qualquer vida é muita dentro da floresta
Se a gente olha de cima, parece tudo parado. Mas por dentro é diferente. A floresta está sempre em movimento. Há uma vida dentro dela que se transforma | |
05 | sem parar. Vem o vento. Vem a chuva. Caem as folhas. E nascem novas folhas. |
10 | Das flores saem os frutos. E os frutos são alimento. Os pássaros deixam cair as sementes. Das sementes nascem novas árvores. As luzes dos vaga-lumes são estrelas na |
15 | terra. E com o sol vem o dia. Esquenta a mata. Ilumina as folhas. Tudo tem cor e movimento. |
No trecho "Há uma vida dentro dela que setransforma sem parar" (v. 4-5), a palavra sublinhada refere-se à
(A) floresta. (B) chuva.
(C) terra.
(D) cor.
Análise
O foco, aqui, é a identificação do referente que foi substituído por uma contração (dela). É necessário ler o texto inteiro para identificar que "dela" se refere à floresta, pois o referente e a palavra que o substitui não estão no mesmo período.
Orientações
Para garantir os sentidos de um texto, as diferentes informações que vão sendo apresentadas são ligadas por meio de expressões que retomam aspectos citados anteriormente ou que anunciam outros que serão tratados a seguir. Para aprofundar esse conhecimento, peça que a meninada analise textos com recursos coesivos variados, como pronomes (pessoais, demonstrativos, possessivos, relativos), numerais, sinônimos, hiperônimos e elipses, entre outros recursos. É importante a identificação de referente e coesivo no mesmo período e em períodos diferentes.
(A) floresta. (B) chuva.
(C) terra.
(D) cor.
Análise
O foco, aqui, é a identificação do referente que foi substituído por uma contração (dela). É necessário ler o texto inteiro para identificar que "dela" se refere à floresta, pois o referente e a palavra que o substitui não estão no mesmo período.
Orientações
Para garantir os sentidos de um texto, as diferentes informações que vão sendo apresentadas são ligadas por meio de expressões que retomam aspectos citados anteriormente ou que anunciam outros que serão tratados a seguir. Para aprofundar esse conhecimento, peça que a meninada analise textos com recursos coesivos variados, como pronomes (pessoais, demonstrativos, possessivos, relativos), numerais, sinônimos, hiperônimos e elipses, entre outros recursos. É importante a identificação de referente e coesivo no mesmo período e em períodos diferentes.
Relacionar partes do texto (Descritor 2)
EVA FURNARI
EVA FURNARI - Uma das principais figuras da literatura para crianças. Eva Furnari nasceu em Roma (Itália) em 1948 e chegou ao Brasil em 1950, radicando-se em São Paulo. Desde muito jovem, sua atração eram os livros de estampas - e não causa estranhamento algum imaginá-Ia | |
05 | envolvida com cores, lápis e pincéis, desenhando mundos e personagens para habitá-Ios... Suas habilidades criativas encaminharam-na, primeiramente, ao universo das Artes Plásticas expondo, em 1971, desenhos e pinturas na Associação dos Amigos do Museu de Arte Moderna, |
10 | em uma mostra individual. Paralelamente, cursou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, formando-se no ano de 1976. No entanto, erguer prédios tornou-se pouco atraente quando encontrou a experiência das narrativas visuais. Iniciou sua carreira como autora e ilustradora, publicando histórias |
15 | sem texto verbal, isto é, contadas apenas por imagens. Seu primeiro livro foi lançado pela Ática, em 1980, Cabra-cega, inaugurando a coleção Peixe Vivo, premiada pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLlJ. Ao longo de sua carreira, Eva Furnari recebeu muitos prêmios, entre |
20 | eles contam o Jabuti de "Melhor Ilustração" - Trucks (Ática, 1991), A Bruxa Zelda e os 80 Docinhos (1986) e Anjinho (1998) - sete láureas concedidas pela FNLlJ e o Prêmio APCA pelo conjunto de sua obra. |
http:llcaracal.imaginaria.cam/autografas/evafurnari/index.html
No trecho "Ao longo de sua carreira, Eva Furnari recebeu prêmios, entre eles contam o Jabuti" (l. 19-20), a palavra destacada refere-se a
(A) lápis.
(B) livros.
(C) pincéis.
(D) prêmios.
Análise
Neste caso, a informação solicitada está na frase que serve de enunciado para a questão: relendo-a, a criança terá de identificar que o referente "prêmios" foi substituído pelo pronome "eles".
Orientações
A habilidade requerida por este descritor deve ser exercitada com base na leitura de textos de vários gêneros e de diferentes graus de complexidade. Durante a atividade, proponha a identificação dos referentes e das palavras que os substituem (os coesivos). É necessário lembrar ainda que, assim como a leitura, a escrita também traz avanços nessa habilidade. Estar no lugar de produtor de texto, em que frequentemente se defronta com problemas semelhantes, é outro meio de obter avanços como leitores.
Relacionar partes do texto (Descritor 2)
(A) altura do voo.
(B) bengala da bruxa.
(C) bruxa machucada.
(D) vassoura mágica.
Análise
Para responder à pergunta, o aluno precisa relacionar o pronome "ela" (coesivo) à vassoura (referente). A resposta está no último quadrinho do texto, trecho de um suposto manual de instruções sobre como construir e utilizar uma vassoura de bruxa.
Orientações
Uma boa atividade para aprimorar essa habilidade é distribuir às crianças um texto em que o coesivo não recupera corretamente o referente. Exemplo: em vez de se relacionar a ele no singular, faz isso no plural. O objetivo é que elas percebam, durante a leitura, que essa troca gera um problema de compreensão. Quando identificarem isso, peça que substituam o coesivo errado pelo correto.
Para responder à pergunta, o aluno precisa relacionar o pronome "ela" (coesivo) à vassoura (referente). A resposta está no último quadrinho do texto, trecho de um suposto manual de instruções sobre como construir e utilizar uma vassoura de bruxa.
Orientações
Uma boa atividade para aprimorar essa habilidade é distribuir às crianças um texto em que o coesivo não recupera corretamente o referente. Exemplo: em vez de se relacionar a ele no singular, faz isso no plural. O objetivo é que elas percebam, durante a leitura, que essa troca gera um problema de compreensão. Quando identificarem isso, peça que substituam o coesivo errado pelo correto.
Descobrir relações de causalidade no texto (Descritor 8)
Qualquer vida é muita dentro da floresta Se a gente olha de cima, parece tudo parado. Mas por dentro é diferente. A floresta está sempre em movimento. Há uma vida dentro dela que se transforma | |
05 | sem parar. Vem o vento. Vem a chuva. Caem as folhas. E nascem novas folhas. |
10 | Das flores saem os frutos. E os frutos são alimento. Os pássaros deixam cair as sementes. Das sementes nascem novas árvores. As luzes dos vaga-lumes são estrelas na |
15 | terra. E com o sol vem o dia. Esquenta a mata. Ilumina as folhas. Tudo tem cor e movimento. |
O que diz o trecho
"Esquenta a mata.
Ilumina as folhas.
Tudo tem cor e movimento."
acontece porque
(A) aparecem estrelas."Esquenta a mata.
Ilumina as folhas.
Tudo tem cor e movimento."
acontece porque
(B) brotam flores.
(C) chega o sol. (D) vem o vento.
Análise
Neste item, o estudante tem de descobrir o motivo pelo qual a situação descrita nos três últimos versos ocorre. Para descobrir relações de causalidade como essas, é preciso vincular as partes do texto. Nesse caso, ele necessita fazer a ligação desses três versos ao anterior: "E com o sol vem o dia".
Orientações
Em sala, mostre que as relações de causalidade têm a ver com a finalidade do texto e com a natureza do seu conteúdo temático. Ao propor o estudo de exemplos variados, é recomendável analisar as diferentes explicações e posições que os alunos assumem no que se refere ao que é causa e ao que é efeito de determinado fato, fenômeno ou ação. Foque, inclusive, os articuladores utilizados para estabelecer essas relações.
Descobrir relações de tempo no texto (Descritor 12)
EVA FUNARI
EVA FURNARI - Uma das principais figuras da literatura para crianças. Eva Furnari nasceu em Roma (Itália) em 1948 e chegou ao Brasil em 1950, radicando-se em São Paulo. Desde muito jovem, sua atração eram os livros de estampas - e não causa estranhamento algum imaginá-Ia | |
05 | envolvida com cores, lápis e pincéis, desenhando mundos e personagens para habitá-Ios... Suas habilidades criativas encaminharam-na, primeiramente, ao universo das Artes Plásticas expondo, em 1971, desenhos e pinturas na Associação dos Amigos do Museu de Arte Moderna, |
10 | em uma mostra individual. Paralelamente, cursou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, formando-se no ano de 1976. No entanto, erguer prédios tornou-se pouco atraente quando encontrou a experiência das narrativas visuais. Iniciou sua carreira como autora e ilustradora, publicando histórias |
15 | sem texto verbal, isto é, contadas apenas por imagens. Seu primeiro livro foi lançado pela Ática, em 1980, Cabra-cega, inaugurando a coleção Peixe Vivo, premiada pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLlJ. Ao longo de sua carreira, Eva Furnari recebeu muitos prêmios, entre |
20 | eles contam o Jabuti de "Melhor Ilustração" - Trucks (Ática, 1991), A Bruxa Zelda e os 80 Docinhos (1986) e Anjinho (1998) - sete láureas concedidas pela FNLlJ e o Prêmio APCA pelo conjunto de sua obra. |
http:llcaracal.imaginaria.cam/autografas/evafurnari/index.html
O trecho que contém uma ideia de tempo é
(A) "Eva Furnari nasceu em Roma" (l. 2).
(B) "radicando-se em São Paulo" (l. 3).
(C) "formando-se no ano de 1976" (l. 11). (D) "seu primeiro livro foi lançado pela Ática" (l. 15-16).
Análise
O que se pretende, neste item, é que o estudante identifique entre os complementos grifados qual apresenta uma ideia de tempo entre quatro alternativas que mostram complementos de natureza diferentes (além da resposta correta, há dois exemplos de lugar e um agente da passiva).
Orientações
Para aprimorar o saber da turma referente a essa habilidade, proponha atividades nas quais seja necessário ler um texto identificando problemas de compreensão provocados pela utilização de articuladores equivocados. Outra sugestão é retomar um trecho de determinado texto e retirar dele os articuladores que se pretende focalizar. Depois peça à classe que complete as lacunas de modo que relações específicas sejam estabelecidas, indicando quais são elas.
O que se pretende, neste item, é que o estudante identifique entre os complementos grifados qual apresenta uma ideia de tempo entre quatro alternativas que mostram complementos de natureza diferentes (além da resposta correta, há dois exemplos de lugar e um agente da passiva).
Orientações
Para aprimorar o saber da turma referente a essa habilidade, proponha atividades nas quais seja necessário ler um texto identificando problemas de compreensão provocados pela utilização de articuladores equivocados. Outra sugestão é retomar um trecho de determinado texto e retirar dele os articuladores que se pretende focalizar. Depois peça à classe que complete as lacunas de modo que relações específicas sejam estabelecidas, indicando quais são elas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário