Prova Brasil de Língua Portuguesa - 5º ano: Relação entre textos
As questões exigem familiaridade com fábulas, notícias, contos etc. Nesse sentido, Beatriz Gouveia, coordenadora do programa Além das Letras, do Instituto Avisa Lá, e Kátia Brakling, professora do Instituto Superior de Educação Vera Cruz, ambos em São Paulo, que analisaram a prova, indicam como organizar atividades em sala de aula com textos diversos.
Comparar textos (Descritor 15)
Texto 1

(A) trata dos horários impostos pelos pais.
(B) comenta sobre as broncas dos pais.
(C) fala sobre as brincadeiras dos pais.
(D) discute sobre o que os pais fazem.
Análise O aluno deve ler os dois textos, indicando o conteúdo global. Depois, comparar as sínteses e identificar semelhanças e diferenças. Por fim, avaliar a alternativa correspondente ao tema do segundo texto.
Orientações
Exponha diferentes textos (de um mesmo gênero ou não) relacionados a um único tema e com diferentes ideias. Discuta que, embora tratem do mesmo assunto, eles podem expressar sentidos diferentes em função da intenção do autor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário