Prova Brasil de Língua Portuguesa - 5º ano: variação linguística
Identificar marcas linguísticas (Descritor 10)
No texto "Meu Diário", frases como "Pai é um negócio fogo..."
"...o Beto é o maior folgado..."
e "...mixou a brincadeira"
indicam um tipo de linguagem utilizada mais por
(A) idosos.
(B) professores.
(C) crianças.
(D) cientistas
Feias, sujas e imbatíveis (fragmento)
As baratas estão na Terra há mais de 200 milhões de anos, sobrevivem tanto no deserto como nos polos e podem ficar até 30 dias sem comer. Vai encarar? Férias, sol e praia são alguns dos bons motivos para comemorar a | |
05 | chegada do verão e achar que essa é a melhor estação do ano. E realmente seria, se não fosse por um único detalhe: as baratas. Assim como nós, elas também ficam bem animadas com o calor. Aproveitam a aceleração de seus processos bioquímicos para se reproduzirem mais rápido e, claro, para passearem livremente por todos os cômodos de nossas casas. |
10 | Nessa época do ano, as chances de dar de cara com a visitante indesejada, ao acordar durante a noite para beber água ou ir ao banheiro, são três vezes maiores. |
Revista Galileu. Rio de Janeiro: Globo, nº 151, fevereiro de 2004, p. 26.
A expressão "Vai encarar?" (l. 3) é marca de linguagem
(A) científica.
(B) formal.
(C) informal.
(D) regional.
Análise
É essencial para dar conta da tarefa identificar quem fala no texto e para quem ele se destina. No caso de Meu Diário, o leitor precisa perceber que se trata de literatura infanto-juvenil. Assim, compreenderá as escolhas feitas pelo autor ao utilizar as expressões citadas. No item referente ao texto Feias, Sujas e Imbatíveis, o estudante precisa notar que ele circula na esfera jornalística e tem a finalidade de divulgar conhecimentos científicos para um público mais jovem - crianças e adolescentes. Assim, pode compreender que a utilização da expressão "vai encarar" provavelmente se deve à intenção de se aproximar mais do leitor.
Orientações
Para desenvolver a habilidade relacionada a esse descritor, as crianças precisam ter contato com textos nos quais as diferentes variedades linguísticas sejam apresentadas. Indique atividades sobre o tema e deixe claro para elas a relação entre a utilização de determinado recurso linguístico e os efeitos de sentido decorrentes de seu emprego. Uma forma de fazer isso é trabalhar com as características do contexto de produção de texto, já que a escrita também leva à formação de um leitor mais qualificado. Outra opção é propor que os alunos procurem em diferentes leituras as marcas que mostrem a intenção do autor de conversar com o interlocutor (leitor). Muitos textos narrativos ficcionais usam esse recurso. A pista, nesse caso, é procurar momentos em que
se rompe esse fluxo narrativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário