terça-feira, 16 de julho de 2013

Implicações do suporte e do gênero na compreensão do texto

Prova Brasil de Língua Portuguesa - 5º ano:

Implicações do suporte e do gênero na compreensão do texto

As questões exigem familiaridade com fábulas, notícias, contos etc. Nesse sentido, Beatriz Gouveia, coordenadora do programa Além das Letras, do Instituto Avisa Lá, e Kátia Brakling, professora do Instituto Superior de Educação Vera Cruz, ambos em São Paulo, que analisaram a prova, indicam como organizar atividades em sala de aula com textos diversos

Interpretar texto de quadrinho (Descritor 5)
1. O texto é divertido, PRINCIPALMENTE, porque
(A) apresenta uma bruxa trapalhona e medrosa. (B) dá instruções sobre como fabricar uma vassoura.
(C) ensina como a bruxa deve limpar a sua casa.
(D) trata de como fazer uma vassoura e usá-la no fogão.

Análise
Para decidir se A Vassoura apresenta uma bruxa trapalhona e medrosa, o aluno deve saber que em charges e quadrinhos as linguagens verbal e não verbal se complementam. Assim, ele percebe a interação entre o desenho carregado de ironia e o texto escrito.

Orientações
Se o descritor requer a habilidade de reconhecer relações entre recursos verbais e não verbais, é fundamental oferecer às crianças a oportunidade de ler obras que integrem textos verbais com material gráfico: as tradicionais histórias em quadrinhos, charges em jornais e textos publicitários e tirinhas, entre outros. Além disso, também é possível ampliar esse contato com os textos de outras disciplinas que incluam mapas, gráficos e tabelas.

2. A menina do texto
(A) chora de tristeza ao verificar que está trocando dentes.
(B) está trocando seus dentes de leite e não gosta disso.
(C) reclama da dor que sente ao trocar os dentes.
(D) usa o espelho para observar a beleza dos seus dentes.

Análise
A compreensão da tirinha de Mafalda oferece um grau de dificuldade maior do que o apresentado na questão anterior. A criança tem de ter familiaridade com o gênero, ler todos os quadrinhos, compreender a sequência de falas e identificar a expressão de irritação e braveza da personagem no fim, assim como a relação que estabelece com a situação contemporânea de crise econômica.

Orientações
Um exercício interessante para ampliar a familiaridade e os conhecimentos da classe sobre textos desse tipo é selecionar tirinhas de vários autores e comparar a maneira de cada um deles usar os recursos típicos desse gênero. Por exemplo: os diferentes tipos de balão, as onomatopeias, o recurso de articuladores de tempo no topo do quadrinho etc.

Identificar finalidade do texto (Descritor 9)
O menino que mentia

 Um pastor costumava levar seu rebanho para fora da aldeia. Um dia
resolveu pregar uma peça nos vizinhos.
- Um lobo! Um lobo! Socorro! Ele vai comer minhas ovelhas! Os
vizinhos largaram o trabalho e saíram correndo para o campo para
05  socorrer o menino. Mas encontraram-no às gargalhadas. Não havia lobo
nenhum.
Ainda outra vez ele fez a mesma brincadeira e todos vieram ajudar;
e ele caçoou de todos.
Mas um dia o lobo apareceu de fato e começou a atacar as ovelhas.
10Morrendo de medo, o menino saiu correndo.
- Um lobo! Um lobo! Socorro!
Os vizinhos ouviram, mas acharam que era caçoada. Ninguém
socorreu e o pastor perdeu todo o rebanho.
Ninguém acredita quando o mentiroso fala a verdade.

BENNETT, William J. O Livro das Virtudes para Crianças. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
1. O texto tem a finalidade de
(A) dar uma informação.
(B) fazer uma propaganda.
(C) registrar um acontecimento.
(D) transmitir um ensinamento.
2. O objetivo do texto é
(A) alertar.
(B) anunciar.
(C) criticar.
(D) divertir.

Análise
Nas questões referentes a este descritor, exige-se familiaridade com o gênero do texto e suas características: esfera em que circula, conteúdo temático e, em especial, sua finalidade. A questão 7, referente ao texto O Menino Que Mentia, se refere a uma fábula, um gênero narrativo cujo objetivo é transmitir valores morais por meio do exemplo dos personagens, que funcionam como protótipos de virtudes e defeitos humanos. Também no que se refere ao item 8, baseado na tirinha da Mônica, a criança pode acertar a pergunta se tiver o domínio das características delas (relacionar imagem e texto verbal, os efeitos provocados por recursos gráficos etc.), se encontrar pistas, como a expressão dos personagens no último quadrinho e a frase "devolvida" pelo eco, e se souber que o gênero tem a finalidade de divertir. Isso não significa, porém, que ela tenha compreendido seu sentido de humor.

Orientações
É essencial promover atividades com textos de gêneros diversos, explicitando as diferentes finalidades: entreter, transmitir valores, discutir questões polêmicas de relevância social, apresentar instruções de montagem, orientar o preparo de um prato, apresentar informações sobre um fato histórico e anunciar um produto a ser vendido, entre outras. É essencial que os alunos compreendam que a leitura de uma tirinha é diferente daquela feita para buscar uma informação. Do mesmo modo, a que tem a finalidade de estudar mais sobre um assunto difere da feita para fazer uma receita. Em cada uma, o leitor assume comportamentos diversos porque têm propósitos diferentes em relação aos textos.

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